top of page

Cachorro nadando - benefícios e cuidados com o pet na água

  • Andrea Bragard
  • 22 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

Os cães são alegres por natureza. E quando eles percebem que vão passear então, é uma animação sem fim. Seja para caminhar, correr, brincar e até mesmo nadar. O que vale é gastar esta energia que eles têm de sobra. Para a maioria dos cachorros, a água é que nem pirulito para criança, uma alegria que contagia. Ainda mais em dias de sol, nada supera uma atividade refrescante. 



ree


Além de refrescar, a natação pode fazer maravilhas para a saúde geral do seu companheiro canino: 


BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE FÍSICA:


A água ajuda o sistema respiratório, tonifica e fortalece os músculos, aumenta o metabolismo, melhora a circulação e ajuda a manter a pele e o pêlo saudáveis.  

Quando submerso, a água sustenta o corpo e alivia o sistema esquelético do cão, ou seja, a natação é um exercício de baixo impacto que não coloca pressão nas articulações e tendões. Desta forma, é uma ótima indicação para diversos casos, como cães idosos, obesos, com distúrbios articulares, ou até mesmo filhotes que estão se recuperando de uma lesão ortopédica ou neurológica. 


BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE MENTAL:


Assim como os seres humanos, variar nas atividades dos amigos peludos também faz bem para suas mentes. A natação alivia a ansiedade, o estresse e consequentemente isso o torna mais sociável com as pessoas e os doguinhos que o cercam.   

O desafio de aprender a nadar pode deixar seu cão mais confiante e independente.   

Ao gastar todas as suas energias após um treino completo, também pode desfrutar dos benefícios restauradores de uma boa noite de sono.



ree


Agora é claro que para garantir a diversão do seu leal amigo enquanto nada, alguns cuidados são essenciais:


  • Acima de tudo, higiene adequada e vacinação e vermifugação em dia. Não só para  nadar e evitar a transmissão de doenças, mas pela vida do seu cachorro.

  • Apesar de alguns cães terem o instinto de nadar desde o nascimento, o ideal é esperar a fase de crescimento para que tenha a força necessária.  

  • Não o force a entrar na água. Ele tem que associar a experiência como algo bom, por isso aproveite o momento para fazer carinho, elogiar, brincar com bolinha, oferecer recompensas e deixe-o se acostumar com a idéia no seu ritmo.  Pode começar com uma pequena quantidade de água, em uma bacia por exemplo, depois para uma piscina infantil e gradativamente aumentar a profundidade até que ele adquira mais confiança. Sempre observando como ele reage e respeitando seus limites.      

  • Ao contrário do que muitos pensam, o cão não nasce sabendo nadar, por isso esteja sempre por perto, principalmente no começo em que ele ainda é inexperiente. 

  • Se for em uma piscina, é preciso atenção em relação a quantidade de cloro para evitar uma intoxicação. 

  • Hidrate-o bem antes para evitar que seu cão beba a água salgada ou cloro. 

  • Dê um banho antes para que não suje a piscina e depois para cuidar da pele e dos pêlos e evitar que a proliferação de fungos e bactérias ou irritações cutâneas.    

  • Atenção especial com os ouvidos. O uso de algodão hidrofóbico ajuda a prevenir otites.   

  • Se a vontade for de colocar seu animalzinho na natação, é imprescindível passar por uma avaliação veterinária para saber se ele está apto. 

  • O tempo da atividade varia de acordo com a aptidão física e raça e depende de recomendações veterinárias. De qualquer forma observe os sinais de cansaço que ele pode apresentar, até chegar a duração ideal.   


E a dica de ouro, mergulhar com seu cãozinho, pode ser uma ótima maneira refrescante de fortalecer o vínculo de amor entre vocês.

 
 
 

2 comentários


Locna Broa
Locna Broa
09 de set.

Experimentei muitos sites no Brasil, mas o superbet cash out foi o que funcionou melhor para mim. Os caça-níqueis são divertidos, a plataforma é confiável e os bônus são fáceis de resgatar. Isso torna os jogos online mais agradáveis e sem estresse. Por isso, acredito que este site é adequado para todos os jogadores!

Curtir

Tara Doridy
Tara Doridy
02 de ago.

Antes eu achava que blackjack era só para profissionais, mas quando experimentei no riobet, percebi que com um pouco de treino dá pra jogar bem. Segui a regra básica de parar quando a soma passa de 16 e não arriscar cartas desnecessárias. Resultado: mais vitórias do que derrotas. É um jogo que mistura sorte e raciocínio rápido, perfeito para quem gosta de sentir que tem algum controle sobre a aposta.

Curtir
bottom of page